29 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Escola Municipal Mercês Avelino realizou o projeto de leitura “Lendo e aprendendo"

O projeto foi realizado na manhã do dia 06 de outubro de 2017 na Escola Municipal Mercês Avelino.

 

A prática cotidiana da leitura é fundamental para o desenvolvimento pedagógico das crianças, sobretudo nos anos escolares iniciais. Pensando nisso, a Escola Municipal Mercês Avelino, criou Projetos de Leitura, que envolve alunos de todas as turmas, do turno da manhã e tarde. Como resultado da iniciativa, foi realizada nesta sexta-feira 06 de outubro de 2017 uma apresentação do projeto.

O projeto foi idealizado e desenvolvido pelos educadores da unidade de ensino, com supervisão e apoio da Secretaria Municipal de Educação . A ideia tem como premissa encontrar maneiras criativas para despertar nos pequenos o interesse pelos livros, além de alfabetizar crianças que ainda não sabem ler.

No decorrer do dia, a escola foi palco de apresentações teatrais, músicas, poesias, fábulas e literatura de cordel, entre outras manifestações culturais. Além disso, auxiliados pelos mestres, os próprios estudantes produziram cartazes e ficaram responsáveis pela decoração da unidade. Estiveram presentes nesse evento a Secretária Municipal de Educação, a Sra. Maria de França Avelino, também estiveram presentes o Supervisor Municipal de Ensino o Sr. Francisco das Chagas Feitosa, a coordenadora do ETC. a Sra. Antônia Saraiva; Diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, alem de centenas de pessoas.

A coordenadora Gesilene Leal, destaca que esse projeto foi desenvolvido e realizado no período de Março a Outubro de 2017 na Escola Municipal Mercês Avelino visando aperfeiçoar a hábito de leitura nos alunos, pois é através da leitura que exercitamos nossa inteligência e nos integramos com o mundo que nos cerca.

A leitura configura-se como uma fonte de riqueza inesgotável e deve ser colocada em um lugar especial em nossa vida, na vida das pessoas e na vida dos nossos alunos, pois ajuda no desenvolvimento de cidadãos criativos.

“É a maneira que os educadores encontram para fugir da rotina e estimular essas crianças. Como consequência desse projeto, os alunos aprendem mais e de forma criativa, instiga a socialização, imaginação e oralidade. Alguns aprendem a ler durante o projeto e isso é nossa maior recompensa”, conta Maria de França Avelino, secretária municipal de educação.