28 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Prefeito de Itaueira é homenageado com Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

Em comemoração ao 196º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o prefeito Quirino Avelino é Homenageado com Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

Em comemoração ao 196º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Governo do Estado realizou na manhã desta quinta-feira (24), de janeiro, a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, em Oeiras.

O prefeito de Itaueira Quirino de Alencar Avelino foi um dos agraciados com a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, em solenidade alusiva ao 196º de adesão do Piauí à Independência do Brasil.

A solenidade aconteceu no Cine Teatro de Oeiras. A Medalha do Mérito Renascença é entregue anualmente pelo governo do Estado a personalidades das mais diversas áreas que contribuem em seus seguimentos para o progresso do Piauí.

O prefeito Quirino começou a vida profissional como vaqueiro aos 12 anos de idade, ingressou na vida politica em 1962 como vereador e já esta no seu sexto mandato como prefeito municipal, sendo o prefeito com o maior numero de mandatos no nordeste.

“Estou muito satisfeito em receber a mais alta comenda do Estado, Essa homenagem me motiva ainda mais a trabalhar pelo Piauí e minha querida Itaueira, agradeço a presença da minha família, em especial minha esposa Odete, minhas filhas Celecina e Wanda, aos meus amigos, por participar dessa grande homenagem e dizer que estou muito feliz em receber essa medalha”, disse Quirino Avelino.

A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é o Governador do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã- Ruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.

Foi instituída em (31) de março de 1973, através do decreto nº 1588 e regulamentada pelo decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975[2]. A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do governo do Piauí. Durante as solenidades de entrega o governador do Piauí usa a faixa governamental.